logo

Bem-vindo à SR

Ensaios

Selo-de-Conformidade-do-Produto---2D---Aquanew-Classic

 

     Para obter o Selo de Conformidade INMETRO, os produtos do modelo Classic foram submetidos e aprovados nos seguintes testes, conforme ABNT NBR 16098:

 

  • Controle de Nível Microbiológico
    • Este método aplica-se aos aparelhos de ponto de uso e aos dispositivos de melhoria para verificação da capacidade de inibir ou limitar o desenvolvimento de bactérias. Todos os aparelhos de ponto de uso devem ter resultados satisfatórios conforme ABNT NBR 16098 nas condições inicial e de 95% da vida útil declarada pelo fabricante para que a amostra seja considerada aprovada. As análises devem ser realizadas de acordo com as técnicas de membrana filtrante conforme o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.

 

  • Extraíveis
    • Este método aplica-se aos aparelhos por pressão (ponto de entrada e ponto de uso) e gravidade para verificação dos materiais construtivos quanto à sua adequação para o contato com a água de consumo humano. Os aparelhos devem atender ao requisito da tabela a seguir, ser ensaiados de acordo com normativo de ensaio da ABNT NBR 16098 e fornecer água com pH na faixa de 6 a 9,5.
Parâmetro Valor Máximo Permitido
Alumínio 0,2 mg/L
Amônia 1,5 mg/L
Cádmio 0,005 mg/L
Chumbo 0,01 mg/L
Cloreto 250 mg/L
Cobre 2 mg/L
Cor aparente 15 uH
Cromo total 0,05 mg/L
(*) Dureza 500 mg/L
Etilbenzeno 0,2 mg/L
Ferro 0,3 mg/L
Manganês 0,1 mg/L
Monoclorobenzeno 0,12 mg/L
Prata 0,05 mg/l
Sódio 200 mg/L
Sólidos dissolvidos totais 1000 mg/L
Sulfato 250 mg/L
Sulfeto de hidrogênio 0,05 mg/L
Surfactantes 0,5 mg/L
Tolueno 0,17 mg/L
Turbidez 5 UT
Xileno 0,3 mg/L
Zinco 5 mg/L
  • Fadiga
    • Este método aplica-se aos aparelhos de ponto de entrada e ponto de uso para verificação de sua resistência à fadiga, proveniente dos esforços hidráulicos decorrentes da utilização ao longo da sua vida útil. Consiste em ensaiar os aparelhos no ponto de uso, com válvula de bloqueio a montante, submetidos à pressão da linha, por 10.000 ciclos, compressões de zero até 0,5 vez a pressão máxima de operação especificada pelo fabricante ou 0,5 vez a máxima pressão especificada na ABNT NBR 5626, a que for maior.

 

  • Pressão Hidrostática
    • Este método aplica-se aos aparelhos de ponto de entrada e ponto de uso para a verificação de sua suportabilidade aos esforços da rede hidráulica em que são instalados. Consiste em ensaiar os aparelhos no ponto de uso sob pressão, conforme a ABNT NBR 5626 ou a 1,5 vez a pressão máxima de operação especificada pelo fabricante, a que for maior.

 

  • Retenção de Partículas
    • Este método aplica-se aos aparelhos de ponto de entrada e ponto de uso, por pressão e por gravidade, para a verificação da capacidade de retenção de material particulado. Consiste em ajustar a vazão conforme recomendação do fabricante, coletar amostra de água de ensaio antes da passagem pelo aparelho e coletar duas amostras de água após a passagem pelo aparelho. Para cada amostra, devem ser feitas três medidas no contador de partículas, devendo ser utilizada a média aritmética destas.

 

  • Redução de Cloro Livre
    • O aparelho deve ser considerado eficiente, quando a média aritmética do percentual de redução de cloro livre for maior ou igual à 75%, após ensaio conforme normativo da ABNT NBR 16098.
    • Resultado obtido em eficiência de redução de Cloro Livre: 93%

CONTATO

Rua Francisco Moro, 34 - Portão - CEP 81.070-340
41 3345-0001
vendas@srfiltros.com.br
Curitiba - Paraná - Brasil